– O QUE É PENSÃO ALIMENTÍCIA?
Pensão alimentícia caracteriza-se pelo valor pago mensalmente em benefício de quem não pode sustentar-se por si mesmo, destinado a prover suas necessidades, desde as mais básicas, como as de maiores valores.
– QUEM TEM DIREITO À PENSÃO ALIMENTÍCIA?
– Cônjuges e companheiros, reciprocamente;
– Filhos em relação aos pais;
– Filhos em relação aos avós ou bisavós (na ausência dos pais ou avós);
– Pais em relação aos filhos;
– Pais em relação aos netos ou bisnetos (na ausência dos filhos ou netos);
– Irmãos unilaterais ou bilaterais, reciprocamente (na falta de ascendentes ou descendentes).
– COMO SOLICITAR UMA PENSÃO ALIMENTÍCIA?
Muito embora exista a possibilidade de tentar amigavelmente, em grande parte dos casos, não há êxito. Assim sendo, é necessário ingressar na Justiça para ter sucesso na obtenção de seus direitos.
Assim sendo, procure um advogado de sua confiança para dar a entrada no processo judicial, ou, ainda, para tentativas extrajudiciais.
– COMO É DEFINIDO O VALOR DA PENSÃO ALIMENTÍCIA?
O valor da pensão alimentícia é definido através de três parâmetros importantes:
– A necessidade de quem é alimentado;
– A possibilidade financeira de quem paga a pensão alimentícia;
– A proporcionalidade entre esses fatores.
Ou seja, nesses casos, trabalha-se com um trinômio: necessidade x possibilidade x proporcionalidade, um equilíbrio entre a possibilidade de quem paga a pensão e a necessidade de quem a recebe, demandando uma avaliação que não tem natureza meramente matemática.
Lembrando que: não importa o patrimônio oficial do alimentante, mas o nível de vida que de fato ostenta!!
– PENSÃO AOS FILHOS: QUAL É O LIMITE DE IDADE PARA RECEBIMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA?
Não está correto dizer que a pensão alimentícia somente é devida até que o filho atinja a maioridade. Isso porque, ainda que complete seus 18 anos de idade, aos que estiverem estudando em curso superior ou técnico, ela também é devia, sendo esse período, portanto, estendido.
Além disso, também é de se considerar a hipótese de filhos com deficiência física ou mental, já que tal situação justifica a manutenção da pensão para além dos limites de idade estabelecidos, ou seja, ainda que já sejam maiores de idade.
– O QUE FAZER EM CASOS DE PENSÃO ALIMENTÍCIA ATRASADA?
Havendo a fixação de alimentos, seja por um instrumento particular, ou, ainda, por decisão judicial, e estando a pensão alimentícia atrasada, o ideal é procurar um ADVOGADO ESPECIALISTA de confiança para dar entrada em um processo judicial, pra buscar o devido pagamento, tanto através da prisão do alimentante, como, por penhora de bens, caminhos esses que poderão ser explicados pelo seu profissional.
– É POSSÍVEL SOLICITAR UMA REVISÃO DOS VALORES FIXADOS À TÍTULO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA?
Sim!! Caso já haja uma fixação, todavia, o valor pago a título de pensão já não mais estão de acordo com a realidade, ou seja, não mais representam um equilíbrio entre a possibilidade do alimentante e a necessidade do alimentado, é possível que haja REVISÃO da pensão alimentícia, tanto de forma amigável, mas, não sendo possível, através de Ação Revisional de Alimentos.
Ficou com alguma dúvida? Quer uma consulta jurídica GRATUITA?
Mande sua mensagem!
Clique na imagem abaixo e seja diretamente encaminhado ao nosso WhatsApp de contato:
RINA Advogados