COMO PROVAR ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO?

Assédio moral no trabalho é fonte de dor e sofrimento para o trabalhador, podendo afetar sua vida profissional e pessoal.

Assim, para tomar as medidas cabíveis, descubra o que é e como provar assédio moral no trabalho para garantir seus direitos.

O que é assédio moral no trabalho?

O assédio moral são situações que causam humilhação e constrangimento à alguém de forma repetitiva e prolongada.

Algumas situações que podem se enquadrar em assédio moral no trabalho são:

  • Apelidos ofensivos;
  • Ameaças;
  • Proibição de ir ao banheiro;
  • Perseguição;
  • Metas abusivas;

No entanto, vale frisar que eventos únicos não se enquadram na prática. É preciso que a situação seja frequente para que seja considerada assédio moral.

O assédio moral no trabalho pode causar grandes danos para quem o sofre, podendo desencadear crises de ansiedade, crise de pânico, ansiedade, isolamento, estresse e até mesmo o suicídio.

Também há consequências para a empresa como por exemplo alta rotatividade dos funcionários, diminuição da produtividade e aumento de erros em procedimentos, entre outros.

Ação judicial por assédio moral no trabalho

Para que seja possível entrar com uma ação judicial é necessário comprovar o assédio no trabalho. A ação judicial dá o direito ao trabalhador a receber uma indenização correspondente aos danos morais que sofreu. Aqui é importante lembrar da necessidade de um advogado trabalhista de confiança.

Além disso, não há um valor pré determinado de indenização. O juiz fará uma balança entre os danos que a vítima sofreu e as possibilidades da empresa.

Visto a importância de comprovar os fatos, no tópico a seguir traremos algumas formas de como evidenciar o assédio moral no trabalho.

Como provar assédio moral no trabalho?

É preciso reunir provas e para isso reunimos as principais formas e listamos abaixo:

Registros

Para comprovar assédio moral no trabalho é preciso comprovar a frequencia que ocorre. Dessa forma, anote a data, horário, o nome do agressor, o nome das testemunhas e o que acontece. Isso ajudará a montar uma linha do tempo coesa.

Prints

Se os assédios são feitos de forma online, por meio de texto ou imagens, faça prints.

Caso a ofensa aconteça por meio do whatsapp, por exemplo, no grupo de trabalho da empresa, também é considerado assédio e o print ajudará a comprovar os fatos.

Emails

Uma das formas mais comuns de comunicação dentro de uma empresa hoje em dia é o email. Logo, o registro do assédio por meio desta ferramenta também é válido.

Testemunhas

As situações de humilhação podem acontecer na frente de outras pessoas causando embaraço e constrangimento. Porém, as pessoas alí presentes também podem ser consideradas testemunhas e ajudá-lo a comprovar o que aconteceu.

Câmeras

Atualmente, muitas empresas investem em câmeras para assegurar a segurança. Dessa forma, procure por câmeras no local em que ocorreu o assédio e anote a data e hora.

Após reunir provas, é possível procurar o Ministério do Trabalho e Emprego realizar uma denúncia por assédio moral no trabalho.

Você já sabia dessas informações? Ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

Quer uma consulta jurídica gratuita? Mande sua mensagem!

Rolar para cima