Você está pensando em entrar com uma ação trabalhista, mas ainda trabalha na empresa que deseja processar? Saiba que esse é um direito seu!
Diferentemente do que muita gente pensa, o funcionário não pode ser demitido se processar a empresa na qual trabalha, e se isso acontecer, o empregado tem direito a ser indenizado por isso.
De acordo com a CLT, mais especificamente o artigo 839, o trabalhador não precisa sair da empresa para entrar na Justiça contra ela, ou seja, pode iniciar uma ação trabalhista ainda como funcionário.
Porém, embora seja proibido, é comum que as empresas apliquem punições aos colaboradores que entram na Justiça. Isso acontece principalmente em pequenas e médias empresas.
Uma das principais questões neste momento é:
Vale a pena processar a empresa enquanto ainda é funcionário dela?
Vale a pena processar a empresa enquanto ainda é funcionário dela?
Se a melhor opção para você não correr nenhum risco, o mais acertado é esperar até sair da empresa.
Contudo, outra questão importante que pode afetar a decisão é se você trabalha há mais de 5 anos na empresa que deseja processar. Se a resposta para esta questão for sim, é importante ter em mente que perde-se 1 dia dos seus direitos a cada dia que passa. Dessa forma, o melhor é cobrar os seus direitos enquanto ainda estiver trabalhando.
Mas se a resposta for não, não há tanta urgência.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo: