Muitas vezes confiamos que todos os descontos em seus salários estão sendo feitos de forma correta e que seus empregadores estão cumprindo com a lei, depositando todos os meses em seu nome junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Contudo, a realidade pode ser bastante diferente do esperado. Às vezes os trabalhadores têm problemas na hora de requerer um benefício como o auxílio-doença ou a aposentadoria, pois muitas empresas descontam os valores dos salários, mas não contribuem com o INSS.
A boa notícia é que é um direito garantido ter acesso aos benefícios do INSS. Dessa forma, mesmo que a empresa não esteja em dia com o INSS, o trabalhador vai receber a aposentadoria ou o auxílio-doença, por exemplo. Para isso, basta o trabalhador comprovar junto ao instituto tanto o vínculo empregatício como o rendimento (o salário).
O que fazer quando a empresa não paga o INSS?
Em casos de irregularidades, o trabalhador deverá agendar atendimento em uma das agências do INSS pelo fone 135.
Para isso é preciso reunir documentos que comprovem:
Que trabalhou durante o período em que não houve recolhimento ao INSS
Que a empresa descontou a contribuição no salário
O rendimento para que o cálculo do benefício possa ser feito.
São vários os documentos que o funcionário pode utilizar para comprovar esses pontos e inclusive o próprio portal do INSS informa quais são.
Alguns são a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), contrato de trabalho, termo de rescisão de contrato, holerites (no portal, descritos como recibos de pagamento), entre outros.
Como acompanhar as contribuições ao INSS?
O trabalhador pode verificar se as empresas estão fazendo as contribuições acessando o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Você pode fazer isso acessando o aplicativo Meu INSS ou o site do instituto.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos.
Atendemos em todo o Brasil!
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo