QUANDO O TRABALHO DE PJ CONFIGURA VÍNCULO DE EMPREGO?

QUANDO O TRABALHO DE PJ CONFIGURA VÍNCULO DE EMPREGO?

Contratação por Pessoa Jurídica (PJ) nada mais é do que um contrato civil entre empresas. Contudo, muitas empresas optam por este tipo de contratação como uma forma de não pagar os devidos encargos trabalhistas com a presença de todos os requisitos que configuram vínculo empregatício.

Está interessado em entender melhor sobre esse assunto? Então, não deixe de acompanhar esse artigo!

Vamos começar entendendo o que é um contrato PJ.

Contrato PJ

Como dito anteriormente, a contratação por Pessoa Jurídica (PJ) é uma celebração de contrato civil entre empresas.

Por isso, é preciso que o contratado ou prestador de serviços tenha um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo na Receita Federal.

O contratante deve emitir nota fiscal pelo serviço prestado, devendo possuir alvará de funcionamento da Prefeitura para a emissão das notas, inscrição estadual, entre outras burocracias necessárias.
O prestador de serviço não possui vínculo empregatício com a contratante. Dessa forma, não pode existir entre as partes os requisitos que caracterizam uma relação de emprego.

Quando o trabalho PJ configura vínculo de emprego?

Quando o trabalho PJ configura vínculo de emprego?

Para configurar vínculo empregatício é preciso estar presente os seguintes critérios:

  • Pessoalidade
  • Onerosidade
  • Habitualidade
  • Subordinação.

Trouxemos abaixo a definição de emprego da CLT em seu artigo 3°. Confira:

Art. 3 – Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

Assim, quando é firmado um contrato entre empresas e esses critérios listados acima estão presentes, o objetivo da empresa ao contratar um PJ é de fraudar ou burlar os direitos trabalhistas, já que se exime do recolhimento dos encargos.

Dessa forma, a relação de emprego é mascarada por um contrato entre empresas. O prestador de serviços trabalha com equipamentos na empresa, deve seguir um horário diário, recebe ordens e um salário mensalmente.

Portanto, se você se encontra nesta situação o recomendado é buscar um advogado trabalhista. Será necessário entrar com um pedido de reconhecimento do vínculo empregatício para fazer seus direitos valerem.

Outro ponto importante é que será preciso reunir algumas provas que facilitem o reconhecimento do vínculo. Podem servir como provas e-mail com cobranças, crachá, cartão de ponto, testemunhas e outras.

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos

Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo:

  • Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags