Até o dia 30 deste mês uma parcela dos trabalhadores brasileiros com carteira assinada devem receber a primeira parcela do 13º salário. Quer saber se você está nesta parcela de trabalhadores? Então, acompanhe este artigo!
O décimo terceiro pode ser pago integralmente ou dividido em duas parcelas, onde a primeira deve ser paga até o dia 30 deste mês e a segunda até 20 de dezembro obrigatoriamente.
Com a proximidade das festas de fim de ano, muitos trabalhadores já fazem planos de como pretendem gastar esse recurso. Dessa forma, fique atento para entender se você pode contar com essa grana extra!
Os trabalhadores que têm direito a receber esse benefício são aqueles inseridos no mercado formal, empregados domésticos com registro em carteira, beneficiários da Previdência Social e aposentados e pensionistas dos governos federal e regionais.
Para esses trabalhadores, a partir de 15 dias de prestação de serviço, o trabalhador passa a ter direito ao 13º salário.
O valor do benefício tem como base o salário bruto. Para calcular o valor você deve pegar o salário bruto e dividi-lo por 12. Assim, terá a quantia mensal proporcional ao seu salário. Em seguida, deve ser multiplicado pelo total de meses trabalhados no ano.
Porém, há alguns fatores que interferem no cálculo. São eles:
- Adicional noturno;
- Horas extras;
- Comissões;
- Adicional de insalubridade;
- Faltas não justificadas.
Não entram na conta benefícios como vale refeição, vale transporte e o PLR.
O benefício possui os mesmos encargos que o salário. Dessa forma, são descontados o imposto de renda e o INSS.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos
Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo: