o que fazer quando o voo atrasa

MEU VOO ATRASOU: O QUE FAZER?

Atrasos de voos são bastante comuns e, por isso, reunimos aqui um passo a passo do que fazer quando você se encontrar nesta situação. Sempre é bom estar preparado. Confira!

Primeiramente vamos analisar quais são as principais causas do atraso de voos.

Principais motivos de atraso de voos

Seu voo pode estar atrasado por vários motivos. Estes são os mais comuns:

Condições climáticas: O mau tempo pode causar o fechamento de aeroportos, resultando em alguns atrasos nos voos.

Manutenção não programada: Reparos de última hora ou substituição de aeronaves podem ocorrer, mas são de responsabilidade da empresa.

Congestionamento e tráfego nas redes aéreas: problemas em um voo podem causar atrasos em outro devido a um efeito dominó.

Overbooking: Alguns passageiros podem não conseguir embarcar no avião devido ao overbooking, resultando em atraso na partida.

Passo a passo do que fazer quando o voo atrasar

Para poder apresentar uma reclamação no futuro e entrar com um pedido de indemnização pelo atraso do seu voo, é preciso ter provas da complicação que o atraso do voo ocasionou. Siga estas recomendações para fazer valer seus direitos de passageiro aéreo:

1 – Guarde o seu cartão de embarque ou qualquer outro documento que contenha um código confirmação da reserva do seu voo.

2 – Comprovação do atraso do voo por meio de fotos do quadro de partidas ou comunicações da companhia aérea, por exemplo.

3 – Solicite à companhia aérea refeições e, se necessário, hospedagem e transporte para um hotel — você tem direito à assistência gratuita;

4 – Guarde recibos de todos os gastos decorrentes do atraso do voo já que você pode ser reembolsado se a companhia não cumprir com a obrigação de facilitar a comunicação e de prover refeições e estadia;

5 – Não assine nem aceite nada que possa comprometer os seus direitos.

Quais são os meus direitos quando o voo atrasa?

As companhias aéreas devem, obrigatoriamente, informar imediatamente o motivo do atraso e atualizar a previsão de embarque a cada 30 minutos.

Além disso, as companhias aéreas precisam prestar assistência para
em casos de voo atrasado. Essa assistência varia de acordo com o tempo de espera no aeroporto:

A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone).

A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche).

A partir de 4 horas: hospedagem em caso de pernoite no aeroporto e transporte de ida e volta para o local. Caso você esteja na sua cidade de domicílio, a empresa pode oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.

Outro ponto importante é que após ultrapassar 4 horas, a companhia aérea deve oferecer como alternativa a reacomodação em outro voo, o reembolso integral ou a execução do serviço por outra modalidade de transporte.

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