Estou grávida durante o aviso prévio. E agora?

ESTOU GRÁVIDA DURANTE O AVISO PRÉVIO. E AGORA?

Conforme a lei, a mulher grávida não pode ser despedida, sem justa causa, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Mas se a descoberta da gravidez ocorrer no período do aviso prévio, quais atitudes devem ser tomadas?

Estou grávida, mas cumprindo aviso prévio, como devo agir?

Depois da descoberta da gravidez, com a confirmação de exame médico, é preciso formalizar um aviso à empresa, de preferência de forma escrita, informando a gravidez e anexando cópia do exame médico. 

Caso o aviso seja realizado pessoalmente, recomenda-se colher a assinatura do responsável pela empresa/setor e, ainda, contar com a presença de duas testemunhas para que juntamente assinem o documento.

O que a empresa deve fazer nesse caso?

Quando a empresa for notificada da gravidez, ela deverá reintegrar a colaboradora gestante no cargo que antes ocupava.

Porém, se isso não for possível (reintegrá-la na mesma função), ela deverá ser realocada em outra função, respeitando os limites causados pelo estado de gravídez.

Se não houver possibilidade de reintegração, é preciso, obrigatoriamente, indenizar a gestante pelo período da estabilidade!

Isso acontece porque o desconhecimento da gravidez no ato da demissão não inviabiliza a sua estabilidade, exceto se a dispensa tenha ocorrido por justa causa.

Entretanto, se a iniciativa da demissão partiu da empregada, como no caso do pedido de demissão, não é assegurada nenhuma garantia. Contudo, a empregada pode pedir uma reconsideração, em virtude da descoberta de sua gravidez, cabendo à empresa acatar ou não o pedido.

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos

Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo:

  • Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags