Posso trabalhar registrado em dois empregos?

Atualmente, é muito comum que os trabalhadores afins de complementar sua renda busque uma nova oportunidade de trabalho.

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) não possui nenhum dispositivo que proíba o trabalhador de possuir duas assinaturas em sua carteira de trabalho. No entanto, é necessário que o trabalhador se atente à algumas restrições, para que não incorra em nenhuma violação.

Primeiramente, é necessário que o trabalhador se atente se possuí cláusula de exclusividade junto a empresa que já possui vínculo, visto que a existência desta cláusula impede a possibilidade de registros de contrato de trabalhos simultâneos.

Outro ponto importante é referente ao horário da jornada de trabalho, uma vez que as atividades desenvolvidas pelo trabalhador devem ser realizadas em horários distintos.

Assim, salvo situações que estejam expressamente acordadas entre a empresa e o trabalhador, observando-se a razoabilidade, é absolutamente lícito e regular o acúmulo de mais de um contrato de trabalho formal com o registro na carteira de trabalho.

Entretanto, trabalhar em dois empregos pode ser uma forma interessante para aumentar sua renda, mas não se esqueça de que as atividades não podem prejudicar sua qualidade de vida. Afinal, isso impacta diretamente sua produtividade e resultados, podendo gerar até um efeito contrário ao desejado.

Este artigo foi útil? Deixe um comentário!

Clique e consulte um advogado trabalhista especialista no assunto:

  • Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags