O estágio é uma modalidade de contratação bastante específica e tal especificidade também está presente na carga horária. É na lei do estagiário que é determinada uma carga horária diferente do que é praticado no modelo CLT. Confira!
A carga horária do estagiário é diferente na medida em que esse profissional precisa ter tempo livre para estudar e realizar suas atividades escolares fora do período do trabalho.
Carga horária dos estagiários
Assim, vamos te explicar as possíveis cargas horárias para os estagiários.
20 horas semanais
A carga horária dos estudantes de educação especial e dos últimos anos do ensino fundamental não pode ultrapassar 4 horas diárias e 20 horas semanais.
30 horas semanais
Os estudantes de ensino superior, de educação profissional e de ensino médio, tem carga máxima de 6 horas diárias e 30 horas semanais de estágio.
40 horas semanais
A opção de 40 horas semanais é disponível para quem realiza cursos que alternam teoria e prática, no período em que não estão programadas aulas presenciais.
Para ser possível fazer estágio com carga horária de 40 horas semanais é necessário que essa informação esteja prevista no projeto pedagógico da instituição e do curso.
Carga horária no período de provas
Adicionamos esse tópico porque é importante acrescentar que os estudantes tem direito a uma redução na jornada de trabalho em dias de prova.
Veja o que diz a lei sobre isso:
§ 2o Se a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas ou finais, nos períodos de avaliação, a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade, segundo estipulado no termo de compromisso, para garantir o bom desempenho do estudante.”
Ou seja, a carga horária dos estagiários será reduzida pela metade durante o período de avaliações escolares.Porém, os estagiários precisam comunicar a empresa sobre as provas para haver essa redução.
Quer saber mais sobre estágios? Que tal ler nosso artigo sobre os diferentes tipos de estágio Quais são os tipos de estágio?
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos.
Atendemos em todo o Brasil!
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo