Um dos benefícios mais famosos e comuns de serem oferecidos pelas empresas é o vale-alimentação. Contudo, embora bastante comum, você sabe se o cartão alimentação é obrigatoriamente oferecido pelas empresas aos funcionários?
Se você está com esta dúvida este artigo é para você!
Como funciona o vale-alimentação?
Consultando as leis da CLT podemos observar que o pagamento do vale-refeição e do vale-alimentação não são obrigatórios.
Porém, quando se trata de instituições vinculadas a sindicatos, por exemplo, o benefício do vale-alimentação passa a ser obrigatório.
Dessa forma, a obrigatoriedade do pagamento do vale-alimentação varia de acordo com o tipo de contrato de trabalho e se envolve um sindicato, como dissemos.
No entanto, o oferecimento do vale-alimentação como benefício é frequente pois muitas empresas o adotam como benefício para se manterem competitivas em relação à vantagens para os funcionários.
Qual é a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição?
Ambos benefícios são vinculados à alimentação, porém o vale-alimentação serve para a compra de alimentos em seus estados naturais como carne do açougue, legumes, frutas, dentre outros produtos encontrados em supermercados e outros estabelecimentos.
Já o vale-refeição possibilita comprar seus alimentos prontos e consumi-los na hora. São aceitos em restaurantes, padarias ou estabelecimentos do tipo.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos
Atendemos todo o Brasil!
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo: