Posso entrar com ação trabalhista na justiça sem advogado? A resposta para essa questão é sim! Não é preciso um advogado, mas no decorrer deste texto você vai descobrir que o mais recomendado é contratar este profissional.
De acordo com a CLT, a Consolidação das Leis Trabalhistas, ambas as partes têm o direito de realizarem a reclamação trabalhista por conta própria em primeira e segunda instância, isto é, na Justiça do Trabalho perante as Varas do Trabalho e no Tribunal Regional do Trabalho.
Entretanto, a legislação trabalhista e os procedimentos do processo do trabalho são complexos o que torna muito difícil para um trabalhador leigo conseguir pleitear diretamente seus direitos na Justiça do Trabalho.
Dessa forma, devido a essa complexidade que acompanha ingressar com uma ação, a melhor recomendação é contratar um advogado especializado.
Os advogados trabalhistas estão familiarizados com as leis aplicáveis e têm experiência na área. Além disso, ele pode aconselhar os clientes sobre se é a melhor opção ou não entrar com a ação na justiça. Isso pode ajudar a poupar gastos de tempo e dinheiro quando há uma pequena chance de trazer uma decisão favorável, oferecendo soluções alternativas.
Por fim, se você precisa entrar com uma ação na justiça ou ainda tem dúvidas se é necessário ou não, procure um escritório de advocacia especializado e confiável. Um advogado com experiência na área poderá orientar e indicar o melhor caminho a seguir.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo: